Síndrome genética
As síndromes genéticas ou doenças genéticas são aquelas cuja origem é encontrada em mutações do material genético (DNA), que fazem com que algumas células parem de desempenhar suas funções corretamente.
Para as células funcionarem adequadamente, é imperativo que as proteínas de cada célula atuem de forma apropriada. No entanto, às vezes, a mutação de um ou vários genes ocorre, gerando ações inadequadas ao funcionamento normal do organismo que resultam em uma doença genética.
Também são chamadas síndromes genéticas aquelas que afetam os cromossomos, que são as estruturas que contém os genes. O exemplo mais conhecido de alteração cromossômica é a Síndrome de Down.
O fator hereditário pode influenciar, mas nem sempre é decisivo
Algumas doenças genéticas podem ser herdadas de geração em geração. Contudo, em muitos casos, uma síndrome genética aparece repentinamente em um indivíduo sem que haja casos anteriores de alteração genética na família. Quando isso ocorre, chama-se de mutação espontânea ou mutação de novo.
Além disso, encontramos um grupo de doenças genéticas mais complexas, cujo surgimento pode ser influenciado por fatores hereditários que causam a mutação, bem como hábitos e estilo de vida das pessoas afetadas, e até mesmo aspectos ambientais. Nesse grupo, encontram-se condições bastante diversas, como depressão, diabetes, miopia ou enxaqueca.
Os 3 grandes tipos de doenças genéticas
É possível distinguir entre três tipos principais de doenças genéticas:


Comentários
Postar um comentário