Reino Monera e doenças causadas por bactérias

 

Reino monera

"O reino Monera englobava organismos unicelulares e procariontes, ou seja, bactérias, arqueas e cianobactérias. Atualmente o reino não é mais considerado válido, uma vez que a classificação dos seres vivos em três domínios fez com que os organismos procariotos fossem divididos em dois grupos"

"Os organismos pertencentes ao reino Monera são procariotos e unicelulares que podem formar colônias ou não. Por organismos procariotos, entende-se aqueles que possuem células que não têm núcleo definido, com o material genético disperso pelo citoplasma. Além de não apresentarem núcleo, as células procarióticas não possuem organelas membranosas, o que significa que elas não têm estruturas como mitocôndrias, complexo golgiense e retículo endoplasmático, típicas das células eucarióticas.

 material genético em células procarióticas está localizado em uma região denominada nucleoide. Em geral, os procariotos têm um cromossomo circular. Além do cromossomo único, pode ser observado em células procarióticas pequenas moléculas de DNA chamadas de plasmídeos.

No reino Monera estão inclusos organismos autotróficos e heterotróficos. Organismos autotróficos são capazes de sintetizar seu próprio alimento. As cianobactérias, por exemplo, são capazes de realizar fotossíntese, um processo em que a energia solar é utilizada para a formação de moléculas orgânicas.

Existem também organismos quimiossintetizantes, capazes de sintetizar compostos orgânicos utilizando a energia conseguida pela oxidação de compostos inorgânicos. Além de organismos autotróficos, no reino Monera, estão presentes os heterotróficos, que necessitam conseguir matéria orgânica de fontes externas. Esse é o caso das bactérias decompositoras."

"Exemplos de organismos do reino Monera"

"As bactérias são organismos unicelulares bastante conhecidos por causarem doenças, entretanto, as bactérias não causam apenas danos, sendo importantes, por exemplo, na decomposição da matéria orgânica e produção de alimentos, como iogurtes. As bactérias possuem célula do tipo procarionte, ou seja, que não possui núcleo e organelas celulares.



"As bactérias apresentam parede celular, uma estrutura que envolve a célula, garantindo sua proteção. A parede celular está localizada externamente à membrana plasmática e apresenta em sua composição peptideoglicano, um polímero constituído de açúcares e polipeptídeos. A composição da parede celular varia de uma bactéria para a outra."

"Importância dos organismos do reino Monera"


"Muitas bactérias realizam decomposição, sendo fundamentais na ciclagem de nutrientes;

Algumas bactérias estabelecem interações mutualísticas, sendo esse o caso de bactérias que vivem em nosso intestino e que atuam, por exemplo, facilitando a absorção de algumas substâncias e sintetizando vitaminas;

Algumas bactérias participam do ciclo do nitrogênio, garantindo a fixação de nitrogênio atmosférico;

Cianobactérias e outros procariotos autotróficos produzem matéria orgânica que é aproveitada na cadeia alimentar;

Cianobactérias produzem oxigênio que é liberado na atmosfera;

A bactéria Clostridium botulinum produz a toxina botulínica, utilizada para amenizar linhas de expressão e rugas;

Algumas bactérias são utilizadas na fabricação de alimentos, como o iogurte."


                doenças causadas por protozoários: sintomas e tratamento
  • Toxoplasmose.
  • Leishmaniose.
  • Tricomoníase.
  • Doença de Chagas.
  • Giardíase.
  • Amebíase.
  • Malária.

"Chamamos de protozooses as doenças causadas por protozoários, organismos unicelulares, heterotróficos e microscópicos que, juntamente às algas, estão agrupados no Reino Protoctista. Dentre as principais protozooses, destacam-se a amebíase, doença de Chagas, malária, leishmaniose e toxoplasmose.

As protozooses podem ser contraídas de diferentes formas. Dentre as principais vias de contaminação, podemos citar a fecal-oral, a contaminação por agentes hematófagos e a que ocorre através de relações sexuais. A amebíase, por exemplo, está relacionada com a ingestão de água ou alimentos contaminados por cistos de Entamoeba histolytica. Já a malária é transmitida pela picada do mosquito do gênero Anopheles. A tricomoníase, por sua vez, é transmitida via relação sexual com pessoa contaminada."




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E FEMININO

DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE